segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sociólogos filósofos

Muitas vezes sociólogos tentam dar uma de filósofo. O resultado é desastroso em um bom número de casos. Por quê?

Corriqueiramente o ramo da filosofia em questão é a metafísica. Nela se encontram todas as proposições de natureza subjetiva que queiram ainda assim falar algo sobre a realidade externa. "Deus existe" é metafísico porque o nome "Deus" se refere a algo que vai além da experiência.

Ir além do que os fatos apontam, pode muito bem levar à metafísica. E essa extrapolação é BASTANTE comum entre sociólogos.

Agora veja, não tenho nada a priori contra isso. Na verdade, metafísica pode ser bem divertido, além de fazer bem para o desenvolvimento da criatividade e imaginação. Então qual o problema?

O problema é misturar metafísica e ciência. Esta se limita ao plano objetivo/factual, e suas teorias são construídas com base em dados (testáveis). Aquela...bem, não sei ao que se limita!

Enfim, se as duas se misturam, temos algo do tipo "pregação". Nada contra pregar, mas se eu não concordo, então aquilo não vale para mim (se você acha que deveria valer, tenho medo de você).

Assim sendo, é razoável misturar algo que só vale se você concorda com a ciência, que pretende construir conhecimento que vale concordando ou não?

Apenas lembrando que estou sendo exagerado, e que seria melhor mostrar exemplos do que quero dizer. Não sou um newtoniano ao pé da letra, gosto de metafísica até. Mas advogo a separação dos domínios, para o bem da comunicação e das conquistas científicas dos últimos séculos.

Conclusão: sociologia é ciência? Chamam muita coisa por aí que definitivamente não é ciência de sociologia. A melhor resposta que posso dar é: dividam-se! Criem duas disciplinas, uma científica e outra não, para evitar confusões... Sociólogos metafísicos dão muito trabalho...



Bom, tais ideias poderiam e deveriam ser mais bem expostas. Contudo, estou usando o Blog como um museu de ideias, para no futuro olhar para o que escrevi no passado, e refletir sobre minhas ideias. Talvez eu volte para melhorar o texto em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário